Mulheres fazem a diferença no setor turístico

Empreendedorismo feminino e ocupação de grandes cargos contribui para o fortalecimento da economia

A palestra “Mulheres no Comando do Turismo Brasileiro”, de Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa impactou os presentes ao 25o Salão Paranaense de Turismo. Ela apontou, a um público predominantemente feminino, que de acordo com estatísticas, empresas com mulheres crescem mais economicamente em comparação com grupos em que homens atuam exclusivamente. “A diversidade e liderança feminina são refletidas em inovação e aumento em lucratividade”, defende.

Apoiando-se em números, Magda afirma que no setor de turismo, as mulheres têm mais representatividade que em outros setores (63% do total de colaboradores das organizações pesquisadas são mulheres, de acordo com a Organização Mundial do Turismo ) e por isso, deve-se apostar mais nas condições favoráveis do empreendedorismo feminino, que contribui diretamente com a redução da pobreza e aumento do desenvolvimento local. Entre 34 organizações, entidades, operadoras e empresas dos setores de turismo pesquisadas apenas 29% são lideradas por mulheres. Para ela, são números que podem ser alterados, com engajamento das mulheres.

Outro dado importante: 73% das organizações pesquisadas acreditam que o tema liderança feminina é extremamente relevante. Ou seja, mesmo os números apontando poucas mulheres ocupando grandes cargos nas empresas, a temática é respeitada pela maioria. "Precisamos usar esses números a nosso favor, das mulheres, e da economia brasileira", destacou Magda.