Pagina inicial de Salão Paranaense de Turismo

Curitiba recebe 25º Salão Paranaense de Turismo

Curitiba recebe 25º Salão Paranaense de Turismo

Evento atrai profissionais do turismo de todo o Brasil

 

O Memorial de Curitiba foi palco da solenidade de abertura do 25º Salão Paranaense de Turismo, nesta quinta-feira (02). Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades do Estado, país, profissionais e empresários do setor de turismo.

O primeiro a falar foi o prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, que apontou as qualidades e belezas do Estado, reforçando o quanto ele pode ser atrativo para os turistas. “Curitiba é a cidade mais inovadora do país. O Paraná é a mais linda província da Terra, é um Estado superlativo. Só se visita cidades que são boas para seus habitantes. Turismo é a geração e a invenção de empregos.”

Na mesma linha, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná, Antonio Azevedo, comemorou os 25 anos do evento e os 50 anos da ABAV-PR, responsável pela idealização, promoção e organização do Salão. Azevedo destacou o avanço no desenvolvimento turístico do Estado e da capital paranaense. “Curitiba retomou vários acordos e os resultados foram imediatos. Por exemplo, o Natal aumentou em 54% o fluxo de visitantes na capital. Outro grande destaque é a primeira campanha publicitária estadual, que teve foco no turismo, mostrando o objetivo do atual governo, que já atua também para incrementar voos e melhorar a infraestrutura de aeroportos”, frisou.

Já o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Nacional, Geraldo Rocha, valorizou a importância do papel do agente de viagens. “É uma profissão que nunca vai acabar, mas que precisa se especializar e atualizar, para estar de acordo com as tendências de mercado”, destacou Rocha.

Quem finalizou foi o vice-governador Darci Piana, reafirmando a importância sociopolítica do turismo para o Estado. “É nosso compromisso fomentar o turismo. Estamos em últimas instâncias para baixar o ICMS de combustíveis de avião, para aumentar os voos para o Paraná”, disse Piana. Ele também destacou que 35% do setor de comunicação está voltado para ampliar o turismo. “Queremos otimizar e aproveitar as belezas naturais do Estado”, concluiu.

Os números refletem a importância do turismo no Estado. O Paraná atualmente tem 2.058 atrativos turísticos registrados, é o quinto maior Estado do Brasil gerador de empregos em hospedagens, ocupando o quarto lugar no ranking de chegada de turistas estrangeiros e o sexto lugar no ranking nacional de fluxo de turistas. Em 2018, a receita gerada pelo turismo no Paraná foi de 17 bilhões de reais, confirmando a importância do segmento na economia e geração de emprego.

A programação do 25º Salão Paranaense de Turismo continua hoje (03) e sábado (04), no Expo Unimed Curitiba. Hoje, com exclusividade para o trade turístico. Já sábado, o Salão Paranaense estará aberto ao público, a partir das 12h, com a Feira de Negócios e a 15º Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Mais informações no site oficial do evento, www.salaoparanaense.com.br .

Baixar arquivo