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Conhecer clientes e suas motivações é fundamental para o setor turístico

Conhecer clientes e suas motivações é fundamental para o setor turístico

Buyer persona é representação do mercado atual; conhecer motivações do cliente auxilia no momento da venda


A palestra “Sua marca provedora de conteúdo” de Cristiane Thiel, especialista em Branding Digital e Marketing de Conteúdo, no 25o Salão Paranaense de Turismo, apontou aos convidados que não é necessário apenas ter uma agenda para posts, mas também uma série de objetivos traçados que busquem reconhecimento da marca, gerando leads, vendas diretas; enfim uma comunidade em torno da marca. Atrair público para a loja física, oferecer serviços para clientes, ser uma referência no segmento, criar uma legião de fãs, gerar prova social (gerar confiança) também é fundamental.

O seguindo pilar é a audiência. “O termo público-alvo é obsoleto por ser genérico demais. O cliente ideal, audiência, público, buyer persona devem ser criteriosamente estruturados e verificados”, explica. “Parece que esse texto foi feito para mim’, é a sensação que o cliente deve ter, exemplifica.

Thiel ainda apontou outros conceitos, entre eles os cinco insights de compra da buyer persona: motivação, ganhos, objeções, tomada de decisão e processo de compra. A especialista define que compra envolve comportamento e emoção. "É preciso entender essas razões e esses motivos, pois o que decide é o emocional", define.

Por isso, ela justifica a importância de entender o comportamento do cliente. “É isso que conecta a empresa ao cliente. É importante variar a forma de chegar ao cliente. Há vários meios, até jogos online criam engajamento”, exemplifica. “É necessário analisar e testar o público e os resultados obtidos. Temos que ser assertivos. Assim é possível ver o que funciona mais e o que é mais eficiente”, finaliza.

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